Festas de final de ano chegando e você está preocupado em não extrapolar muito a dieta? Isso pode ser conseguido seguindo algumas atitudes simples e práticas. A nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, Paula Castilho, dá dicas de como não extrapolar na comilança das festas de Natal e Ano Novo.

1 – Evite ficar mais que três horas sem se alimentar. Faça pequenos lanches durante o dia na véspera, pois assim fica mais fácil evitar comer muito durante a ceia.

2 – Não se prive de comer seus pratos favoritos de final de ano. Para não engordar, tente comer pequenas porções acompanhadas de vegetais e frutas.

3 – Procure não abusar das bebidas alcoólicas. Pode não parecer, mas elas são bastante calóricas, veja alguns exemplos:

  • Batidas: 1 copo (100ml) tem 251 Kcal
  • Caipirinha de vodka: 1 dose (100ml) tem 162
  • Cervejas: 1 copo (150ml) tem entre 45 a 90 kcal
  • Champanhe: 1 taça (100ml) tem 110Kcal
  • Gim: 1 dose (30ml) tem 60Kcal
  • Licores: 1 cálice (20ml) tem 69Kcal
  • Vinho branco doce: 1 taça (100ml) tem 142Kcal
  • Vinho branco seco: 1 taça (100ml) tem 85Kcal
  • Vinho tinto: 1 taça (100ml) tem 65Kcal
  • Vodka: 1 cálice (30ml) tem 72 Kcal
  • Whisky: 1 dose (100ml) tem 240Kcal

4 – Beba bastante água. Quem está mal hidratado sente mais fome, pois o alimento é uma forma indireta de o organismo reter água e, por isso, emite mensagem para que você coma.

5 – Mantenha distância de alimentos que não necessitem de talheres para comer. Desta forma você elimina escolhas gordurosas e altamente calóricas como salgadinhos, biscoitos, bolos, pães de queijo e pizzas.

6 – Ao servir seu prato, comece pegando os alimentos mais saudáveis. Dessa maneira vai sobrar menos espaço no prato para as comidas gordurosas. É importante também mastigar bem os alimentos. Quem come muito rápido, além de ter uma digestão mais demorada, deixa de saborear o alimento e acaba comendo uma quantidade maior.

7 – Não faça jejum. Se você acabou abusando e comendo muito, não cometa outro erro de ficar sem comer nada no dia seguinte. Uma dica é passar o dia bebendo bastante água e ingerindo frutas, saladas e queijos magros.

8 – Ainda que você vá dormir tarde, tente manter um café da manhã saudável no final de semana. Isso faz manter o metabolismo acelerado e dá sensação de bem-estar durante o dia. Um bom café da manhã é meio passo para o sucesso de qualquer dieta.

9 – Não fique muito tempo na TV. Principalmente quando se come assistindo TV em geral a gente come 40% a mais, são os chamados alimentos não pensados, pois vêm à boca sem ver. Então, coma sempre à mesa.

10 – Não passe noites sem dormir ou dormindo pouco. Quando isso acontece, o hormônio leptina, que regula o apetite, informa o cérebro de que você precisa de mais energia e, assim, você acaba comendo mais, armazenando gordura.

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