colesterol alto pode acarretar sérios problemas para o coração

Por Egle Leonardi

 Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas e vegetais, especialmente hortaliças e frutas frescas, vagem, feijão, alimentos integrais;

  1. Prefira carnes brancas e peixes, removendo a pele;
  2. Diminua o consumo de carnes vermelhas e descarte a gordura visível;
  3. Alimente-se sem exageros;
  4. Reduza a quantidade de castanha de caju, pistache e castanha do Pará.
  5. Substitua manteigas, margarinas, queijos gordos e óleos tropicais (como de coco e de palmeiras) por óleos de girassol, de soja, de canola, azeite ou margarina light;
  6. Troque o leite e derivados integrais pelos desnatados ou de baixos teores de gordura;
  7. Não ingira ovos em demasia;
  8. Evite sobremesas que contenham gordura, como sorvete, glacê e creme de leite;
  9. Descarte os alimentos fritos e de fast food;
  10. Leia a quantidade de gordura no rótulo dos produtos industrializados. O American Heart Association, órgão responsável por estudos científicos na área do coração nos Estados Unidos, recomenda limitar o consumo de 250 mg a 300 mg de colesterol por dia;
  11. Perca o excesso de peso;
  12. Procure um professor de Educação Física para iniciar um programa de exercícios e um nutricionista para controle alimentar;
  13. Consulte sempre um médico para verificar a necessidade de medicamentos para o controle do colesterol.

 

Os níveis de colesterol

VALORES PARA ADULTOS (mg/dL)
  DESEJÁVEIS LIMÍTROFES ALTERADOS
Colesterol total Abaixo de 200 200-240 Acima de 240
LDL colesterol (ruim) Abaixo de 130 130-160 Acima de 160
HDL colesterol (bom) Acima de 40 35-40 Abaixo de 35

 

 

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