Dormir bem é um desafio para muitas pessoas. De acordo com pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, os brasileiros possuem como hábito cerca de sete horas e meia de sono por noite, o que está abaixo da média dos 20 países pesquisados.

Fatores como problemas financeiros, estresse, familiares, dificuldade de se desligar de aparelhos eletrônicos como o celular, são apontados como as principais razões para as noites mal dormidas. A qualidade do sono, quando prejudicada e associada a maus hábitos alimentares em longo prazo, pode contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Alguns alimentos possuem a capacidade de atrapalhar o sono e provocar insônia, como os ricos em cafeína, que agem diretamente no sistema nervoso central. Exemplo de alimentos ricos em cafeína são os chocolates, refrigerantes, chá preto, chá mate, café e guaraná. Alimentos muito gordurosos, como bacon, linguiças, fast foods e frituras, podem também atrapalhar o sono, pois podem causar refluxo, azia e, se consumidos próximo ao horário de dormir, a sua digestão acaba sendo dificultada. Refeições muito volumosas também são indesejáveis.

Alimentação equilibrada

Uma das alternativas para deixar a noite mais tranquila é uma alimentação mais equilibrada. A nutricionista, Aline de Andrade, comenta que os alimentos ricos em triptofano, como leite e derivados, ajudam na produção da serotonina, um neurotransmissor que favorece o relaxamento e induz naturalmente ao sono.

Confira outras dicas da nutricionista para dormir bem a noite:
– Crie uma rotina, procure dormir e acordar sempre no mesmo horário;
– Modere o uso de aparelhos eletrônicos perto do horário de dormir;
– Faça alguma atividade física;
– Técnicas de relaxamento e respiração também favorecem o sono;
– Ingira um copo de leite morno. O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono; 
– Diminua a ingestão de alimentos gordurosos, além de não ingerir grande quantidade de alimentos antes de dormir;
– Evite ingerir alimentos condimentados, como molhos gordurosos e temperos fortes.

Dormir bem, além de aumentar a qualidade de vida, é fundamental na manutenção de saúde.

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