Estudos científicos comprovam que uma dieta rica em proteína traz muitos benefícios para saúde

 

 

As proteínas são os blocos de construção da vida, e cada célula viva os usa tanto para fins estruturais como funcionais. Eles são longas cadeias de aminoácidos interligados (como contas em um colar) e, em seguida, dobradas em formas complexas.

Há 9 aminoácidos essenciais que devemos adquirir a partir da dieta e 12 que não são essenciais, e que o organismo pode produzir a partir de outras moléculas orgânicas.

EMAGRECIMENTO

Numerosos estudos têm mostrado que uma dieta rica em proteínas tem grandes vantagens para a perda de peso e saúde metabólica. No entanto, existem diferentes opiniões sobre a quantidade de proteína necessária.

A maioria das organizações oficiais em nutrição recomenda a ingestão modesta de proteína. Algumas defendem que a alta ingestão de proteína pode tirar o cálcio dos ossos e causar osteoporose, ou que a proteína pode prejudicar os rins. No entanto, não há evidência que apoie essas alegações.

BENEFÍCIOS DA PROTEÍNA

A proteína pode reduzir o apetite e os níveis de fome porque estimula o hormônio da saciedade. Esse é um dos motivos que fazem a proteína ser ótima, não só para aqueles que fazem uma dieta para ganho de massa muscular, mas também para os que desejam emagrecer saudavelmente. As pessoas que comem mais proteína tendem a ter melhor saúde óssea à medida que envelhecem. Eles têm um risco muito menor de osteoporose.

A maioria dos estudos de longo prazo mostra que a proteína, incluindo proteínas animais, oferece grandes benefícios para a saúde óssea. Um estudo realizado em homens com excesso de peso mostrou que o aumento de 25% de calorias provenientes de proteína reduziu em 60% a ansiedade, e diminuiu pela metade o desejo de pequenos lanches durante a noite.

O músculo é composto principalmente de proteínas. Uma alta ingestão dessa substância pode ajudar a ganhar massa muscular e força, e pode reduzir a perda de massa muscular durante um processo de perda de peso.

EVITA PERDA DE MÚSCULOS

Ingerir muita proteína pode ajudar a aumentar a massa muscular e a força, principalmente para os indivíduos que são fisicamente ativos. Comer proteína também pode prevenir a perda muscular quando seu corpo está em estado catabólico.

Uma alta ingestão aumenta significativamente o metabolismo e a quantidade de calorias que se queima. Além disso, pode baixar a pressão sanguínea e minimizar fatores de risco para doenças cardíacas. Uma das consequências do envelhecimento é a perda de músculos. E ter uma alimentação rica em proteína é importante para prevenir essa perda.

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