Fragilidade das unhas pode ocorrer pela alimentação ou até pela exposição a produtos químicos. Saiba como tratar

Unhas que quebram facilmente ou sofrem com descamação. Esse tipo de situação é causa frequente nas consultas ao dermatologista e nas queixas à manicure. “O problema das unhas frágeis e descamando atinge cerca de 35% das mulheres adultas e pode ser originado por diversos fatores: uso excessivo de detergentes e removedores de esmalte, exposição prolongada ao frio ou ao sol, fatores hereditários, má alimentação, hipotireoidismo e algumas doenças de pele, como a psoríase e dietas bruscas e desequilibradas”, explica a farmacêutica e diretora da Pharmapele, Luisa Saldanha”.

ALÉM DA ESTÉTICA

Além de quebradiças, as unhas ficam ressecadas e com alteração do relevo, perdem o brilho natural, tornando-se foscas e amareladas, e podem descamar superficialmente. “As unhas frágeis são bem mais que um incômodo estético. Sua fragilidade e inconsistência podem representar desconforto para o paciente”, explica Luisa.

A farmacêutica argumenta que fórmulas orais e tópicas podem ser usadas para atuar na causa do problema. As unhas também ficam frágeis pela baixa ingestão de vitaminas. Então, o ideal é utilizar formulações orais com silício, vitamina A, vitaminas do Complexo B (B1, B5, B7, B10), cisteína, metionina, ferro e zinco – ingredientes importantes para dar firmeza às unhas.

POMADA PARA HIDRATAÇÃO

Para tratamento local, a farmacêutica indica pomadas hidratantes. A pomada atua na hidratação, retendo água e, consequentemente, diminui os riscos de quebra. Essa ação é importante para quem faz uso constante de detergentes, sabão e produtos abrasivos. Alguns produtos fortificantes também podem ser usados.

O que buscar nas fórmulas? “O ideal é utilizar produtos com nanotecnologia, que garantem maior penetração. Por exemplo, NanoFortify (contém óleo de melaleuca) e Nano Nails (óleos essenciais de capim-limão, melaleuca e cravo) apresentam atividade antisséptica e antimicrobiana; o Silício Orgânico é um mineral presente na unha, importante para a síntese e compactação da queratina; e as vitaminas A e C e D-pantenol são essenciais para o crescimento, a hidratação e a saúde das unhas”, explica. Além disso, a resina de Mirra também pode ser usada. Ela é capaz de hidratar as diversas camadas que compõem a unha, formando uma película protetora; favorece a hidratação, evita o ressecamento e reduz as quebras. Outro ingrediente importante é a proteína do trigo, que torna as unhas mais flexíveis, fortes e resistentes.

DICAS PARA FORTALECER AS UNHAS:

  1. aplicar um esmalte adequado (sem ingredientes corrosivos);
  2. usar luvas antes de qualquer atividade doméstica;
  3. manter dieta rica em proteína, nutrientes e oligoelementos, zinco e silício;
  4. evitar tirar as cutículas;
  5. utilizar bases fortalecedoras formuladas especialmente pelo dermatologista;
  6. manter as unhas hidratadas.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY